Um dos expoentes da vanguarda russa, Daniil Kharms (1905-1942), pseudônimo de Daniil Ivánovitch Iuvatchóv, só teve sua obra «adulta» amplamente conhecida na Rússia nos anos 1990, assim como ocorreu a muitos artistas que viveram sob a égide da censura stalinista. Foi, então, integrado ao panteão dos escritores russos. A linguagem concisa, o humor ferino, o nonsense e a figura extravagante de Daniil Kharms inspiram artistas russos há quase duas décadas. Nascido em São Petersburgo, era filho de Ivan Iuvatchóv (1860-1940), que de um revolucionário do Vontade do Povo tornou-se um cristão fervoroso, e de Nadiejda Koliubákina (1876-1928). Após terminar o ginásio em Tsárskoie Seló, Kharms (de harm, do inglês, «mal», «dano») ingressou na Escola Eletrotécnica de Leningrado, de onde foi expulso, em 1926, por mau aproveitamento nos estudos. E não podia ser diferente: artista inquieto e eclético, o jovem logo se viu entre pensadores excêntricos, como Iákov Drúskin (1902-1980) e Leonid Lipávski (1904-1941) — filósofos que o influenciaram em suas buscas metafísicas (criaram o círculo dos tchinari) —, e entre poetas de vanguarda, como Aleksándr Vvédienski (1904-1941) — com quem, em 1928, criou a OBERIU (acrônimo de Obiediniénie reálnogo iskússtva, Associação para uma arte real), reunindo literatura, teatro, cinema e artes plásticas. Para a noite dе estreia da OBERIU, da qual outros artistas também faziam parte, como o poeta Nikolai Zabolótski (1903-1958), Daniil escreveu a peça Elizaveta Bam, consideradа por muitos críticos um marco do teatro do absurdo. Depois de ter sido preso pela primeira vez, em 1931, devido aos seus poemas e contos infantis — praticamente os únicos publicados em vida e adorados pelas crianças de Leningrado —, Kharms deixou a poesia um pouco de lado e se voltou para a prosa. Nos anos 1930, ele criou os antológicos Causos, série de miniaturas escrita entre 1933 e 1939, e A velha (1939), sua única novela. Em 1941, Daniil Kharms foi preso num hospital psiquiátrico, acusado de «propagar um estado derrotista e calunioso» no prelúdio da Segunda Guerra Mundial, morrendo de fome numa cela no ano seguinte, aos 36 anos de idade.
Lançamento “Os itálicos são meus”
Chega ao Brasil uma das melhores obras produzidas pela emigração russa que traz à tona momentos decisivos da história e da cultura pelo olhar arguto de Nina Berbérova (1901–1993). Um livro que vai interessar não apenas a quem quer conhecer novos aspectos da literatura russa, mas a todos que buscam, através do universo de uma figura profundamente vinculada à vida, compreender um pouco mais de si e da realidade em redor.