revista kalinka >>
editorial >>
índice artigos >>
índice autores >>
audiovisual >>
editora kalinka >>
catálogo >>
indicamos >>
fale conosco >>
   

 

 
   
 
 
 
sobre a obra >>
 
sobre o autor >>
 
imprensa >>
 
adquira o livro >>
 
 
 
 
 
Salmo: romance-meditação sobre os quatro flagelos do Senhor
Titulo Original: Psalom, roman-razmychlénie o tchetyriokh kázniakh gospódnikh
 
Friedrich Gorenstein
Desenhos Fabio Flaks
Tradução Moissei Mountian
Tradução Irineu Franco Perpetuo
 
 
2017
 
catálogo  >>
 
 
Sobre a obra
 

Em Salmo (1975), Friedrich Gorenstein (1932-2002) constrói uma trama fantástica baseada na passagem mítica do Anticristo pela URSS entre 1933 e 1973. Ao longo de 40 anos, o Anticristo é testemunha de momentos cruciais da história soviética, como a fome nos anos 1930, a invasão dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, a evacuação, o pós-guerra, a censura stalinista, etc. Estruturado em cinco partes, aborda quatro grandes flagelos divinos: a fome, a espada, a luxúria e a doença, por meio de personagens vívidas e tocantes, como a jovem e melíflua Maria, nascida em uma pequena aldeia da Ucrânia, e Ánnuchka, da cidade de Rjév, que surgem em histórias cujas imagens impressionam pela força poética.


Seguindo a tradição de autores como Thomas Mann em José e seus irmãos e Mikhail Bulgávov em Mestre e Margarida, Gorenstein utiliza passagens bíblicas como base de seu enredo, mas o faz a sua maneira: transporta-as diretamente para o século 20. Em seu projeto mais ambicioso, Gorenstein certamente delineia uma polêmica com Dostoiévski ao eleger o Anticristo como seu herói, mas este não surge como inimigo de Cristo, mas como seu irmão.


Salmo é uma façanha assombrosa e impactante, no qual são tratados temas gerais, em especial a questão judaica, mas não só. Há uma discussão contínua sobre as manifestações do Mal e as profecias bíblicas, sobre a relação da humanidade com seus ídolos, suas crenças e seu destino.

 

ISBN: 9788561096083

Formato: 16x23cm

Posfácio: Moissei Mountian

Edição: Kalinka

Produção Executiva: Editora Hedra

 
Kalinka 2011 >> Todos os direitos reservados

busca  >>